O ARTISTA COM: Paulo Henrique dos Santos Amorim

05-11-2010 10:07

 paulo-henrique-amorim-171.JPG

Paulo Henrique dos Santos Amorim (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1942) é um jornalista brasileiro.

Filho do jornalista e estudioso do espiritismo Deolindo Amorim, passou a maior parte da sua vida trabalhando para a revista Veja e a Rede Globo, tendo aberto sucursais para esses veículos em Nova Iorque. Sua primeira cobertura para o jornal A Noite, do Rio, foi em 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola formou a Cadeia da Legalidade para garantir a posse do vice, João Goulart.

Paulo Henrique Amorim

Repórter e correspondente internacional na maior parte de sua carreira, cobriu a guerra civil de Ruanda, a rebelião zapatista do México, a eclosão do vírus ébola na África, a eleição do presidente norte-americano Bill Clinton, o terremoto e os distúrbios raciais de Los Angeles.

Entre os anos de 1997 e 1999, esteve na Rede Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Na TV Cultura, onde trabalhou entre 2001 e 2002, apresentou o talk-show Conversa Afiada.

Mudou-se para a Record em 2002, onde já apresentou o Jornal da Record 2ª edição, Edição de Notícias e o Tudo a Ver uma revista eletrônicaexibida às tardes, com Janine Borba e posteriormente com Patrícia Maldonado. Desde fevereiro de 2006 apresenta o programa Domingo Espetacular, com Fabiana Scaranzi e Janine Borba.

 

CASO IG

Durante mais de dois anos, manteve o blog Conversa Afiada no portal iG, em cuja página principal tinha um quadro de destaque permanente. A política era o assunto mais corriqueiro, e Paulo Henrique Amorim mantinha uma seção intitulada "Não coma gato por lebre", cujo objetivo, segundo ele, era deixar claro para o leitor as preferências e gostos do jornalista, de modo a não passar aos usuários uma falsa imagem de imparcialidade.

Em 18 de março de 2008, porém, o iG retirou abruptamente o blog do ar. Em nota, o iG alegou que a audiência esperada estava aquém das expectativas e que os custos de sua manutenção não se justificavam mais, o que motivara a finalização do contrato antes de dezembro de 2008, o prazo final previsto. Paulo Henrique Amorim afirmou que o contrato havia sido encerrado devido às críticas que fez ao suspeito processo de fusão da Brasil Telecom e a Oi, formando a BrOi, segundo o qual o jornalista afirmava que várias personalidades políticas se beneficiaram ilicitamente no processo.

Paulo Henrique Amorim relançou seu blog, Conversa Afiada, 8 horas e 58 minutos depois, no seu website e, em menos de 24 horas, seu advogado Marcos Bitelli obteve na Justiça uma mandado de segurança que impediu a consumação daquilo que Paulo Henrique Amorim chamou de "limpeza ideológica". Ou seja, recuperou os arquivos de tudo o que tinha produzido no iG.

Publica artigos na revista Carta Capital. Em 2005 Paulo publicou o livro Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral, no qual denuncia o que considera uma trama que teria manipulado as eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro no ano de 1982, com suposto apoio da Rede Globo (Caso Proconsult)

 

FONTE: WIKIPEDIA

EDIÇÕES: FÃ CLUBE RECORD

DOMINGO TEM MAIS, VOCÊ NÃO PODE PERDER

 

 

 

 

Procurar no site